Sela Americana (Saddle Bronc)
O que é Sela Americana?
É uma modalidade de Rodeio em montaria em cavalo, onde o cowboy senta em uma sela sem pito e sem baixeiro (capa feita em tecido grosso, colocado entre a sela e o lombo do animal). Com a mão de apoio, o cowboy segura uma corda de aproximadamente 1,20 metros que está ligada ao cabresto. A outra mão, chamada de mão de equilíbrio, não pode tocar em nenhuma parte do animal. No primeiro pulo, o cowboy “marca” o animal, ou seja, posiciona as duas esporas, sem pontas, em sua paleta. No segundo pulo, ele tem que puxar as esporas, segundo uma angulação que sai da paleta, passa pela barriga e chega até o final da sela, na traseira do cavalo.O cowboy deve manter-se sobre o animal por oito segundos de montaria e neste tempo tem que ficar sobre o animal esporeando-o.
Quais são os equipamentos utilizados?
O cowboy poderá montar se tiver seu próprio equipamento especial para a sela americana que consiste em:
• Cordame – três- quartos duplos; margem dianteira do anel “D” não deverá puxar além do que diretamente abaixo do centro do ponto da ondulação. O padrão E-Z ou anel D na sela deverão ser utilizados e não poderão exceder de 12,5 cm a 14,5 cm de fora da medida da largura.
• Viga – as sela deverão ser confeccionadas com as seguintes especificações:
Forquilha – 35 cm de largura
Altura – 22 cm no máximo
Pescoço – de 12,5 a 14,5 cm
Patelha – sela 12,5 cm no máximo de altura e 35 cm no máximo de largura.
• Sela – deve ser feita de material macio (lã ou algodão ) e não pode conter acessórios que provoquem lesões físicas ao animal. O comprimento total máximo permitido da correia é de 1,70 metros.
• Espora – será permitido somente o uso de espora padrão (com ponta arredondada, não pode ser travada).A espora em hipótese alguma deve conter artifícios que provoquem lesões nos animais.
• Baixeiro – será obrigatório o uso de baixeiro compatível.
O fiscal de brete deve, obrigatoriamente, fazer a verificação de todos esses equipamentos. Entretanto, os profissionais de arena e de brete, tais como os juízes, tropeiros e diretores, são responsáveis, podendo apreender qualquer equipamento que julgarem suspeitos ou anormais, para análise após o rodeio.
O que é Mark-out?
Para se classificar para uma avaliação, o competidor deverá ter as rosetas da esporas tocando o cavalo, acima da quebra das paletas, quando as patas dianteiras do animal tocarem o solo em seu primeiro movimento fora do brete.
Como é o Julgamento?
A pontuação é o sistema de notas e pontos corridos (0 a 100). O julgamento é padrão, devendo ser adotado por todos os juízes. O juiz não poderá ficar com o cronômetro e nem com as notas na mão: terá que ser usada uma prancheta para passar as notas. A nota deverá ser contada somente no final da montaria. O peão tem direito a outro animal se o escolhido não pular.
Existe um uniforme adequado?
O peão deve usar botas, chapéu, camisa de manga longa, cinto em couro e fivela.
Qual é a federação que rege essa modalidade?
A federação é a FNRC (Federação Nacional do Rodeio Completo).
O competidor pode ser desclassificado?
Existem alguns itens que podem desclassificá-los como:
– Mudança da mão na rédea; perda ou queda da rédea antes do tempo pré-determinado; perder o estribo; montar com rosetas travadas; violação da regra de esporear e o apelo.