Country West

Cutiano

Cutiano – Montaria em Cavalo

O que é Cutiano?

É uma modalidade de montaria em cavalo, tipicamente brasileira, pois seu surgimento se deu no Brasil. O cowboy, também deve ficar por oito segundos em cima do animal, como o “bareback”, e as únicas diferenças são os equipamentos para a montaria, como o arreio (assento feito em couro), baixeiro, peiteira e rédeas com duas canas, que o peão segura com a mão. No primeiro pulo, o cowboy posiciona as esporas, sem pontas, no pescoço, acima da paleta de cavalo. A partir do segundo pulo, as esporas devem ser puxadas para trás.

Quais são os equipamentos necessários?

• Arreio – assento feito em couro, pode ser fornecido pelo próprio competidor, desde que seja padrão e aprovada pelo comitê de rodeio da FNRC.
• Sedém – deve ser feito de material macio (lã ou algodão) e não pode conter acessórios que provoquem lesões físicas no animal. O comprimento total máximo permitido da correia é de 1,70 metros.
• Espora – permitido somente o uso de espora padrão, com pontas arredondadas, não pode ser travada. A espora em hipótese alguma deve ter artifícios que provoquem lesões físicas nos animais.
• Rédeas – deve ser de duas canas (da mesma espessura), rédeas cavaleiras, não sendo permitido entrelaçar as mesmas e sim torcê-las.
• Peiteira / Ferrinho – a argola do ferrinho não poderá ultrapassar dois centímetros da cabeça do arreio e a distância entre as argolas deve ser, no máximo, de seis cm.
• Baixeiro – será obrigatório o uso de baixeiro compatível.

O que é o Mark-Out?

Para se classificar para uma avaliação, o competidor deverá ter as rosetas das esporas tocando o cavalo, acima da quebra das paletas, quando as patas dianteiras do animal tocarem o solo em seu movimento inicial para fora do brete.

Como é o julgamento?

A pontuação é o sistema de notas e pontos corridos (0 a 100). O julgamento é padrão, devendo ser adotado por todos os juízes. O juiz não poderá ficar com o cronômetro e nem as notas na mão, terá que ser usada uma prancheta para passar as notas. A nota deverá ser contada somente no final da montaria. O peão tem direito a outro animal se o escolhido não pular.

Existe um uniforme adequado?

O peão deve usar botas, chapéu, camisa de manga longa, cinto em couro e fivela.

Qual é a Federação que rege essa modalidade?

A Federação é a FNRC (Federação Nacional do Rodeio Completo).

Existe alguma penalidade?

O fiscal de brete deve, obrigatoriamente, fazer a verificação de todos os equipamentos. Entretanto, os profissionais de arena e de bretes, tais como juízes, tropeiros e diretores, também são responsáveis, podendo apreender qualquer equipamento que julgarem suspeitos ou anormais, para análise após o rodeio.
É considerado “apelo”, quando o peão usar o outro braço para facilitar o seu domínio sobre o animal como também a cerca ou brete.